fbpx

Formulário Contínuo AWB em 12 vias - Conhecimento de Transporte Aéreo

Na importação, após o desembarque no Brasil, os dados da carga descritos nos conhecimentos são lançados no sistema da Receita Federal Mantra. Sendo assim, toda carga deve seguir com os documentos de embarque MAWB e HAWB. Já na exportação, esses dados são lançados no mesmo sistema antes do embar-que da carga, através da emissão do desemba-raço. Mas atenção: tanto na importação como na exportação o conhecimento de embarque deve voar junto com a carga e não é permitido emitir o conhecimento de embarque no aeroporto de destino.

SAIBA MAIS SOBRE O CONHECIMENTO DE EMBARQUE DE TRANSPORTE AÉREO

Documentos utilizados nas transações internacionais, seja na importação ou na exportação, para transporte aéreo chama-se AWB Airway Bill, o principal documento de um processo de embarque aéreo nos aeroportos internacionais do Brasil, um documento contratual de transporte entre o transportador e o embarcador.

O conhecimento de embarque Master MAWB Master Airway Bill é emitido pelo agente de cargas credenciado pela IATA International Air Transport Association e cada um tem um número de série que, através dos três primeiros dígitos, consegue identificar a companhia aérea responsável pelo transporte. Seu preenchimento deve ser feito no verso e nele devem constar todas as informações pertinentes ao embarque, denominação da empresa emissora, número do conhecimento, data da emissão, embarcador, consignatário, aeroporto de embarque e destino, quantidade de volumes, peso bruto e peso taxado, frete e local de pagamento, entre outras informações.

Assim como o master, o conhecimento de embarque House HAWB House Air Waybill é emitido pelo agente de cargas é o contrato entre o agente de carga e os importadores e exportadores. Ele também possui seu próprio número de série além de conter o número do Master. Os documentos utilizados para emissão são a invoice  e packing lis exportador onde constam todos os dados necessários. Após a emissão, o documento é enviado ao importador ou exportador para conferência e a aprovação, dependendo da negociação de frete.

Na importação, o preenchimento do HAWB é realizado após a chegada da mercadoria no armazém do agente na origem ou no terminal da companhia aérea. Em muitos armazéns e terminais, no entanto, a carga é pesada novamente para emissão do conhecimento de embarque. Ao contrário da importação, na exportação, o documento é emitido antes da carga ser entregue no aeroporto de desembaraço/embarque, pois ele é necessário para realizar a recepção da carga e descarregamento do caminhão.

Nossa visão

Trabalhando juntos para moldar o crescimento futuro de um setor de transporte aéreo seguro, seguro e sustentável que conecta e enriquece nosso mundo.

Nossa missão

A missão da IATA é representar, liderar e servir o setor aéreo. 

Representando o setor aéreo

Melhoramos a compreensão do setor de transporte aéreo entre os tomadores de decisão e aumentamos a conscientização sobre os benefícios que a aviação traz para as economias nacionais e globais. Defendendo os interesses das companhias aéreas em todo o mundo, desafiamos regras e cobranças irracionais, responsabilizamos reguladores e governos e lutamos por uma regulamentação sensata.

Liderando o setor aéreo

Por mais de 70 anos, desenvolvemos padrões comerciais globais sobre os quais a indústria de transporte aéreo é construída. Nosso objetivo é ajudar as companhias aéreas, simplificando processos e aumentando a comodidade dos passageiros, reduzindo custos e melhorando a eficiência.

Atendendo ao setor aéreo

Ajudamos as companhias aéreas a operar com segurança, proteção, eficiência e economia, de acordo com regras claramente definidas. O suporte profissional é fornecido a todas as partes interessadas do setor com uma ampla gama de produtos e serviços especializados.

Os valores da nossa marca

Nossos valores de marca definem o que valorizamos e como nos comportamos para nos ajudar a cumprir a missão e a visão da IATA. Todos temos personalidades, estilos e áreas de especialização diferentes, estão em diferentes níveis da organização e desempenhamos papéis diferentes.

Mas você nos reconhecerá pela maneira consistente em que agimos e nos comportamos. Vivemos nossos valores e incorporamos os comportamentos de apoio para fazer da IATA um ótimo lugar para trabalhar: